Desde o início de suas atividades em Maringá, a Transpanorama e o G10 vem se constituindo como uma empresa de responsabilidade social. Sua trajetória é marcada por ações sociais voltadas a seus colaboradores e a comunidade. Com essa postura, em 2009 inaugurou uma franquia do Programa Florescer em Maringá, nas dependências da empresa. O Florescer Maringá é mantido pelo G10 e a Rodoparaná, e beneficia crianças e adolescente com idade entre 6 e 14 anos com vulnerabilidade econômica e pedagógica, fornecendo atividades no contraturno escolar, a fim de promover o desenvolvimento pessoal e o engajamento social, além de voltar a atenção para outras questões, como: repetência, evasão escolar, marginalidade, dependência química, prostituição, entre outros.

Atualmente, o projeto atende 84 crianças que têm acesso à metodologia pedagógica, com aulas de apoio à escolarização, informática, inglês, oficina de literatura, jogos, projetos de musicalização, balé, entre outras atividades. As crianças e os adolescentes também contam com apoio na conscientização para a vida. O atendimento é gratuito e todos recebem uniforme, alimentação e transporte.

Durante o ano, o Florescer faz duas ações culturais marcantes: a Mostra Cultural do Florescer, que apresenta os trabalhos feitos pelos beneficiários no primeiro semestre. Já em dezembro, com celebração, é realizado um Sarau Cultural no maior teatro de Maringá (PR), direcionado para colaboradores, familiares e a comunidade local.

Com o patrocínio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Florescer é casa de dois projetos: o Coral Cênico e a Banda de Metais do Florescer.

O Florescer conta também com uma extensão: “Florescer, Formando para o Trabalho”, que atende jovens aprendizes. Durante um ano e meio eles adquirem experiência por meio de aulas teóricas no Sest/Senat e têm a parte prática em vários setores da empresa, como: Almoxarifado, Financeiro, Logística, entre outros. 

Além de serem remunerados, os jovens são preparados para ingressar no mercado de trabalho.

Desde o começo do curso, 90 jovens aprendizes passaram pela ação. Do total, 35 foram efetivados.

Formato do Curso de Aprendizagem

Três vezes por semana os aprendizes têm a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam nas aulas teóricas junto à Transpanorama Transportes. Divididos por todos os departamentos da empresa, são acompanhados de perto pelo gestor e pelo colaborador mais experiente do setor. Trimestralmente é feito o rodízio dos aprendizes que passam ao menos por três setores da empresa, a fim de desenvolver uma visão sistêmica sobre a organização. As atividades práticas possuem carga horária de 880 horas.

O Programa “Florescer, Formando para o Trabalho” conta com a parceria do Sest/Senat, sendo o primeiro curso de aprendizagem do Brasil feito por uma empresa, com foco em Logística.

Metodologia do Curso


O curso de Assistente de Logística de Transporte da Transpanorama se diferencia por sua metodologia focada na resolução de problemas práticos da empresa o que gera mais engajamento nos aprendizes.

Nas duas primeiras turmas, os instrutores eram os próprios colaboradores da empresa. Em 2018, com a reestruturação do curso, os instrutores do Sest/Senat passaram a ministrar as aulas teóricas;

O material didático é composto por apostilas distribuídas gratuitamente aos jovens.

Videos
Galeria de Fotos
mostra cultural
sarau florescer
atividades curriculares
datas comemorativas

Nossos sites e sistemas de dados estão em manutenção e reformulação, conforme previsões da Lei Nº. 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados).